quinta-feira, outubro 19, 2006

Comunicação e Multimídia: Mobilidade

1)
- Torpedo WEB:
A famosa “mensagem” ou “torpedo” que é febre nos celulares tem uma versão via Internet. Através das páginas das operadoras de telefonia móvel, é possível mandar SMS para qualquer celular de tal operadora de graça.

- Wireless
O sistema de internet wireless pode ser um exemplo de mobilidade. Se a pessoa possui um laptop e uma placa de captura de sinal, pode acessar a rede em qualquer lugar dentro do raio de alcance da antena. Normalmente, aeroportos e universidades têm o sistema. Cidades como San Francisco, já possuem uma rede wireless disponível em toda a sua extensão.

- Blackberrys
Os celulares que estão chegando ao Brasil, mas já são febre nos Estados Unidos, são exemplos de mobilidade. Adquirindo um blackberry e pagando um plano mensal, é possível que o usuário, além de fazer chamadas e mandar torpedos (funções básicas de um celular hoje em dia), pode acessar a internet em qualquer lugar que esteja, desde que no alcance da antena de sua operadora.

A mobilidade possibilita a informação uma viagem longa e pouquíssimo tempo, ou seja, se uma pessoa presenciar um acontecimento com um cmc, pode mandá-la para o outro lado do mundo e propaga-la rapidamente, sem a interferência da ideologia dos meios de comunicação em massa que costumavam ter esse trabalho.

2)

3) A mobilidade permite uma rápida comunicação entre duas ou mais pessoas, seja qual for a distância entre elas. Isso interfere diretamente na política, quando grandes decisões políticas são tomadas a distância, em conferências, pelo telefone, entre outros. Além disso, a mobilidade é presente na política quando ajuda um grupo de pessoas a se “reunir” rapidamente por um mesmo motivo.
Um exemplo de mobilidade nessa questão pôde ser percebido nas eleições desse ano, quando alguns candidatos utilizaram-se dos serviços de Torpedo WEB para mandar mensagens de candidatura para os possíveis eleitores.

4) A sociabilidade avançou muito com a mobilidade. As distâncias parecem razoavelmente menores hoje em dia. É tão fácil se comunicar com alguém que está do outro lado do mundo, quanto com o vizinho. Isso modificou as relações sociais, fazendo com que um indivíduo possa ter um grupo de amigos cada vez maior e ainda, que essa distância não possa ser percebida. O exemplo dado em aula ilustra bem essa relação. Antigamente, em países como os Estados Unidos, onde os jovens saem de casa para morarem nas faculdades, os pais sentiam muito a partida, perdendo o contato que tinham com os filhos, que saíam para o mundo sem suporte. Hoje em dia, existe uma comunicação constante entre pais e filhos através da internet, celulares e outros adventos que a tecnologia proporcionou, que dão a sensação de proximidade.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Política no Ciberespaço

a) As redes são uma forma de interação dentro do ciberespaço, que se caracteriza como um espaço de comunicação. Com a troca de informações, essa interação se torna uma rede de influências. O modelo de redes sem escala pode ser observado nesse caso. Os nós mais conectados nessa rede, que são os nós influenciadores, que atraem cada vez mais nós, poderão ser chamados de “formadores de opinião”. A ideologia desses nós mais populares se espalhará pelo ciberespaço mais facilmente, e será vista e, talvez, aceita por um maior número de nós, influenciando diretamente na política.

b) A economia digital tem como capital principal a informação. Com a evolução da tecnologia, essa informação percorre rapidamente o ciberespaço atingindo um enorme número de pessoas em pouco tempo. A política se relaciona com a economia digital a partir do momento que utiliza o ciberespaço para posicionar-se. Todo o espaço usado no ciberespaço para se posicionar politicamente é uma relação, como: sites de candidatos, comunidades do orkut, fóruns sobre o assunto, blogs, entre outros.

c)

http://www.pt.org.br/
Site do Partido dos Trabalhadores

O site do PT apresenta um espaço chamado “Fale conosco”, onde podem ser encontrados o endereço e o telefone da Sede Nacional do partido e do escritório em Brasília, seguido de uma lista de endereços de e-mails divididos em setores e secretarias do partido para que o e-mail seja mais direcionado.
É interessante a idéia da divisão entre vários setores para que o e-mail chegue ao destino mais rapidamente e assim aconteça sua resposta.

http://www.psdb.org.br/fale.asp
Site do Partido da Social Democracia Brasileira

O site do PSDB apresenta um espaço de nome “Fale com o PSDB”. Lá está um espaço onde o visitante preenche alguns dados e deixa sua mensagem, podendo escolher seu assunto entre uma lista ou marcar “Outros”. O espaço é válido para interação, porém abrange o partido como um todo, talvez dificultando a possibilidade de resposta mais imediata.

A internet, enquanto espaço de livre circulação de idéias e informação, é democrática quando permite que qualquer pessoa possa usá-la para expressar suas opiniões e defender suas ideologias.

Buscadores e Google Bombing

1.

a)
The Strokes

Ask – 6.010.000
Google – 13.200.000
Yahoo – 21.600.000
Altavista – 21.700.000
Hotbot – 6.010.000

The White Stripes

Ask – 3.562.000
Google – 4.990.000
Yahoo – 12.300.000
Altavista – 12.400.000
Hotbot – 3.562.000

Green Day

Ask – 53.330.000
Google – 281.000.000
Yahoo – 186.000.000
Altavista – 186.000.000
Hotbot – 53.330.000

b) Os buscadores que encontraram resultados mais relevantes foram o Google, o Yahoo e o Altavista. A maioria das páginas eram relacionadas com as bandas, além de serem os três sites que encontraram mais resultados. Dentre esses, o Google se destaca pela particularidade de mostrar o tempo em que fez a pesquisa. O Ask e o Hotbot já na primeira página desviaram do assunto principal, encontrando sites sobre outros assuntos que citavam as “palavras” que formam o nome da banda.

c)

The Strokes

Ask – 1
Google – 1
Yahoo – 3
Altavista – 3
Hotbot – 1

The White Stripes

Ask – 0
Google – 0
Yahoo – 3
Altavista – 3
Hotbot – 0

Green Day

Ask – 0
Google – 0
Yahoo – 4
Altavista – 3
Hotbot – 0

d) No Ask, os sites relacionados (como são chamados os links que fazem propaganda de algum produto relacionado à busca inicial), aparecem em primeiro lugar dentro de um box, para diferenciá-lo do resto dos resultados. O Yahoo utiliza o mesmo método do Ask para apresentação dos sites patrocinados. O Google, separa a lista de sites do resto dos resultados fazendo uma coluna a direita. É o que apresenta melhor visualização. O Altavista e o Hotbot são os piores para identificação dos sites relacionados. Eles ficam acima dos demais, porém nas mesmas cores. Demora um pouco mais para percebê-los e ver quantos são.

e) O Google, o Yahoo e o Altavista apresentam preferências para a procura de sites. No Google pode se procurar na web como um todo, em páginas em português e ainda, páginas do Brasil. No Yahoo, pode se escolher entre a web e páginas em português. E no Altavista, a pesquisa se divide entre web e Brasil e entre “todos os idiomas” e “Inglês, Português”. Os demais apresentam um tipo de busca única.
Quando se trata de busca em categorias, o Ask apresenta “Web”, “Images”, “News”, além de busca em blogs e um dicionário. O Google apresenta busca na web, busca de imagens, grupos, notícias, blogs e livros. No Yahoo, a busca é na web, imagens, vídeos, notícias e shopping (um diferencial dos demais que busca produtos em sites de compras). O Altavista apresenta busca na web, de imagens, de vídeo e de mp3 (o único entre os buscadores). O Hotbot apresenta uma busca geral apenas.


2.

a) O capital mais importante da internet é a informação. Os buscadores estão a serviço dos usuários da internet para catalogarem todas essas informações facilitando a busca de sites relacionados a uma busca específica. Os Google Bombs aparecem para expressar uma opinião, mas atrapalham esse processo dos buscadores. Além disso, o buscador que sofre com as “bombs” acaba por ter descrédito, o que diminuiria o número de acessos, afentado-o economicamente.

b) Os Google Bombs como foi mencionado, procuram expressar uma opinião. Na maioria das vezes aparecem como um protesto, associando o nome de personalidades com palavras-chave curiosas escolhidas pelo criador da Google Bomb. Apesar de atrapalhar a busca inicial, ao encontrar alguma bomb, dependendo da questão que essa trata, o bomb pode incitar uma reflexão por parte dos usuários, mas quando muito pejorativo, pode ter uma reflexão negativa das pessoas atingidas.