quinta-feira, outubro 19, 2006

Comunicação e Multimídia: Mobilidade

1)
- Torpedo WEB:
A famosa “mensagem” ou “torpedo” que é febre nos celulares tem uma versão via Internet. Através das páginas das operadoras de telefonia móvel, é possível mandar SMS para qualquer celular de tal operadora de graça.

- Wireless
O sistema de internet wireless pode ser um exemplo de mobilidade. Se a pessoa possui um laptop e uma placa de captura de sinal, pode acessar a rede em qualquer lugar dentro do raio de alcance da antena. Normalmente, aeroportos e universidades têm o sistema. Cidades como San Francisco, já possuem uma rede wireless disponível em toda a sua extensão.

- Blackberrys
Os celulares que estão chegando ao Brasil, mas já são febre nos Estados Unidos, são exemplos de mobilidade. Adquirindo um blackberry e pagando um plano mensal, é possível que o usuário, além de fazer chamadas e mandar torpedos (funções básicas de um celular hoje em dia), pode acessar a internet em qualquer lugar que esteja, desde que no alcance da antena de sua operadora.

A mobilidade possibilita a informação uma viagem longa e pouquíssimo tempo, ou seja, se uma pessoa presenciar um acontecimento com um cmc, pode mandá-la para o outro lado do mundo e propaga-la rapidamente, sem a interferência da ideologia dos meios de comunicação em massa que costumavam ter esse trabalho.

2)

3) A mobilidade permite uma rápida comunicação entre duas ou mais pessoas, seja qual for a distância entre elas. Isso interfere diretamente na política, quando grandes decisões políticas são tomadas a distância, em conferências, pelo telefone, entre outros. Além disso, a mobilidade é presente na política quando ajuda um grupo de pessoas a se “reunir” rapidamente por um mesmo motivo.
Um exemplo de mobilidade nessa questão pôde ser percebido nas eleições desse ano, quando alguns candidatos utilizaram-se dos serviços de Torpedo WEB para mandar mensagens de candidatura para os possíveis eleitores.

4) A sociabilidade avançou muito com a mobilidade. As distâncias parecem razoavelmente menores hoje em dia. É tão fácil se comunicar com alguém que está do outro lado do mundo, quanto com o vizinho. Isso modificou as relações sociais, fazendo com que um indivíduo possa ter um grupo de amigos cada vez maior e ainda, que essa distância não possa ser percebida. O exemplo dado em aula ilustra bem essa relação. Antigamente, em países como os Estados Unidos, onde os jovens saem de casa para morarem nas faculdades, os pais sentiam muito a partida, perdendo o contato que tinham com os filhos, que saíam para o mundo sem suporte. Hoje em dia, existe uma comunicação constante entre pais e filhos através da internet, celulares e outros adventos que a tecnologia proporcionou, que dão a sensação de proximidade.

Nenhum comentário: