quinta-feira, outubro 12, 2006

Política no Ciberespaço

a) As redes são uma forma de interação dentro do ciberespaço, que se caracteriza como um espaço de comunicação. Com a troca de informações, essa interação se torna uma rede de influências. O modelo de redes sem escala pode ser observado nesse caso. Os nós mais conectados nessa rede, que são os nós influenciadores, que atraem cada vez mais nós, poderão ser chamados de “formadores de opinião”. A ideologia desses nós mais populares se espalhará pelo ciberespaço mais facilmente, e será vista e, talvez, aceita por um maior número de nós, influenciando diretamente na política.

b) A economia digital tem como capital principal a informação. Com a evolução da tecnologia, essa informação percorre rapidamente o ciberespaço atingindo um enorme número de pessoas em pouco tempo. A política se relaciona com a economia digital a partir do momento que utiliza o ciberespaço para posicionar-se. Todo o espaço usado no ciberespaço para se posicionar politicamente é uma relação, como: sites de candidatos, comunidades do orkut, fóruns sobre o assunto, blogs, entre outros.

c)

http://www.pt.org.br/
Site do Partido dos Trabalhadores

O site do PT apresenta um espaço chamado “Fale conosco”, onde podem ser encontrados o endereço e o telefone da Sede Nacional do partido e do escritório em Brasília, seguido de uma lista de endereços de e-mails divididos em setores e secretarias do partido para que o e-mail seja mais direcionado.
É interessante a idéia da divisão entre vários setores para que o e-mail chegue ao destino mais rapidamente e assim aconteça sua resposta.

http://www.psdb.org.br/fale.asp
Site do Partido da Social Democracia Brasileira

O site do PSDB apresenta um espaço de nome “Fale com o PSDB”. Lá está um espaço onde o visitante preenche alguns dados e deixa sua mensagem, podendo escolher seu assunto entre uma lista ou marcar “Outros”. O espaço é válido para interação, porém abrange o partido como um todo, talvez dificultando a possibilidade de resposta mais imediata.

A internet, enquanto espaço de livre circulação de idéias e informação, é democrática quando permite que qualquer pessoa possa usá-la para expressar suas opiniões e defender suas ideologias.

Nenhum comentário: