terça-feira, agosto 22, 2006

CMC's e Redes Sociais

1. CMC's

1.1 www.fotolog.com/marimoon


a) Laço Social

Granovetter e Milgram: apesar de alguns laços fortes,

yelrihs @ 2006-08-04 12:44 said:
a minha sobrinha adorou a amiga da titia que tem o cabelo azul!
XD
(aposto que seus braços ficaram doendo!)
beijo da shi


a maioria dos laços que podem ser encontrados nesse fotolog são fracos.

lidrama @ 2006-08-04 12:12 said:
Estilo pouco é bobagem!!!
Adoro seu estilo garota!!!
Parabéns pela matéria!!!
Add me!!!
Bjos!!!


Trata-se de pessoas que não são “íntimas” da fotologger em questão. São conhecidos ou pessoas que conhecem o flog pela sua popularidade e que interagem consecutivamente fazendo comentários e criam esse tipo de laço social.

Breger: os laços encontrados no fotolog, a partir dessa teoria, são laços relacionais. Esses laços necessitam interação social para acontecer. No caso, os comentários que são trocados no fotolog.

i_isah @ 2006-08-16 17:33 said:
Ki foto perfeita!!!
lind a ti add mi add ae?
bjuuuus ;**


b) Capital Social

Bertolini e Bravo:
Relacional – a maioria dos comentários encontrados nesse fotolog são desse tipo, principalmente de suporte. Vindos de pessoas que apóiam e elogiam diversos aspectos da fotologger.

manu_rockhell @ 2006-08-04 12:14 said:
Linda³³³

taliita_ @ 2006-08-19 00:13 said:
hahahahaha! (:
muito legal teu fotolog!
adorei suas fotos!!
:*


Normativo – para fazer parte do grupo de pessoas que comenta no fotolog em questão, é necessário ser um fotologger.

Cognitivo – alguns dos posts da fotologger, apresentam informações sobre alguns dos meios de comunicação em que ela aparece.

08/18/06
dominamos o CHARME!!!! /o/ huahauahaua
Terça-feira, dia 22 de Agosto, às 17h15 no SBT. (y)

08/11/06
HOJE À MEIA NOITE!!!!!!!!!!!!
• ALLTV é uma tevê via INTERNET!
• Basta entrar no endereço www.ALLTV.com.br para poder assistir à programação! :)
• Para participar do programa através do chat, tem que se cadastrar: http://alltv.com.br/main/pt/cadastro.php
• Participar do programa = enviar perguntas, que serão lidas pelo apresentador durante a entrevista.

08/04/06
[revista Capricho]
Aeeeeeeeeee! finalmente saiu a revista e tchã-nãm! eu estou na capa, ai que vergonha. :B
lá dentro tem mais (várias) fotos minhas, da Apê (/impar), da minha prima Rafa (/ranama), da Phaiela (/phaielaluna) e da Duda (/seduction_) entre outros.
Um SUPER obrigada pra todo mundo que votou em mim lá na enquete da Capricho!!!!!!!!!!!!!!! lotsa luv! (L)


c) Nesse fotolog, podemos identificar alguns tipos de comunicação mediada por computador. Há comunicação interpessoal (verbal) nos comentários do flog, que o visitante manda uma mensagem diretamente para a fotologger. Os posts podem ser considerados comunicação de massa, já que a mensagem postada no fotolog pode ser acessada por muitas pessoas. A comunicação desse tipo de meio é assíncrona, ou seja, irregular, o post, assim como os comentários do flog, não são, necessariamente, “respondidos”. Por fim, pode se identificar a linguagem híbrida, que trata-se do uso de emoticons ou onomatopéias que substituem a linguagem não-verbal.

=) ;**** ^^ =( =DDD
hummmmmmmmmmmm... ouhn! hehehe


d) Não identifiquei nenhum tipo de grupo no fotolog, já que os comentários não são sempre das mesmas pessoas, e esses indivíduos não têm nenhum tipo de relacionamento entre si.

1.2 - MSN

a) Laço Social

Granovetter e Milgram: no MSN, foram identificados laços fortes e fracos. Pessoas de convivência diária e/ou bem próximas que conversam diária ou frequentemente utilizando o programa, caracterizam os laços fortes.
Os laços fracos tratam-se dos contatos que são apenas conhecidos, e que só se comunicam através do programa quando há algum assunto específico para se discutir, ou se comunicam rapidamente apenas cumprimentando-se, ou ainda, contatos que são adicionados, mas que nunca são “utilizados”.

Breger: a partir dessa segunda teoria, os laços encontrados no MSN são relacionais, ou seja, necessitam de interação social. Nesse caso, as conversas, breves ou mais extensas, entre os contatos através do programa.

b) Capital Social

Bertolini e Bravo:
Relacional – no MSN, pode ser encontrado o capital social relacional, que é diretamente ligado às relações interpessoais, entre os contatos. O capital relacional de suporte pode ser identificado, por exemplo, cada vez que alguma pessoa escreve uma frase, trecho de música, etc. que reflete um sentimento triste ou ruim e os contatos mandam mensagens instantâneas para conversar ou elogios, emoticons, winks, entre outros recursos do programa para “melhorar” o humor do contato.

Normativo – o MSN apresenta capital social normativo, porque impõe uma regra para àqueles que querem fazer parte desse grupo. O indivíduo tem que ter o programa instalado no seu computador, além de possuir um e-mail do hotmail.

Cognitivo – alguns dos contatos, colocam ao lado do seu “nick”, algumas informações que só podem ser vistas pelos contatos pertencentes ao grupo daquele indivíduo.

c) No MSN, identifica-se novamente a comunicação interpessoal entre os contatos através das mensagens instantâneas. Pode-se perceber que a comunicação nesse meio, ao contrário do anterior, é síncrona já que as mensagens são enviadas em tempo real, quando as pessoas estão online, e respondidas também em tempo real, estabelecendo uma conversa. Mas a última versão do MSN lançada permite mandar mensagens para contatos que estão offline. Nessa versão, a comunicação pode ser assíncrona também, já que a mensagem enviada para o contato, só será lida quando esse logar, não sendo estabelecida a conversa. E a linguagem híbrida também é bastante presente nesse programa. Além dos contatos que escrevem onomatopéias e emoticons ( =) =D ) em suas conversas, o programa disponibiliza emoticons animados e winks para facilitar a comunicação.

d) No MSN, pode-se identificar grupos distintos de contatos. Existe até uma opção de organização dos contatos onde eles são divididos em grupos como “amigos”, “colegas de trabalho”, entre outros.

2) Redes Sociais

a) No fotolog, o primeiro CMC analisado, o modelo de rede mais apropriado seria o Modelo de Rede sem Escala, que fala sobre a conexão preferencial sobre a aleatoriedade. Os fotologs mais acessados e mais comentados pelos novos fotologgers, são os mais populares, como o fotolog em questão. Apresenta ainda a regra dos 80/20, onde os “20” seriam os usuários Gold, que podem receber até 100 comentários para cada foto postada e que são conectores entre diversos outros fotologs “normais”. Se os Golds fossem tirados do ar, desconjuntariam a rede que se limitaria a pequenos grupos de fotologs que comentam entre si.
Para o MSN, pode-se aplicar o Modelo de Mundos Pequenos, onde a maioria dos laços (contatos) são entre pessoas próximas, que conversam frequentemente, e que podem abrir “salas” para conversar com o grupo (mundo) ao qual pertencem. Alguns contatos são laços aleatórios, conhecidos que vez ou outra trocam mensagens instantâneas e conversam.

b) Conectores, também chamados de hubs, são nós altamente conectados, propensos a receber mais conexões. O fotolog do exercício 1 é um exemplo de conector, já que trata-se de um dos fotologs mais populares da internet, com uma centena de comentários a cada post (praticamente diário), e que atrairá, através desses fotologgers “assíduos”, mais conexões.

c) O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados. O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público-alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
As redes sociais tem seu papel nas campanhas de marketing quando essas se utilizam de propagandas em sites específicos visitados pelo público-alvo. Ou ainda, quando o próprio público distribui a informação pelo encaminhamento de e-mails, indicações do site, etc.

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