terça-feira, agosto 29, 2006

Co-link

a) O modelo de rede que pode ser aplicado ao exercício é o Modelo de Redes Igualitárias. Os nós desse tipo de modelo podem se agregar aleatoriamente. O site possibilita essa aleatoriedade, a partir do momento em que permite a edição de qualquer texto armazenado na página (no caso do exercício, foram editados os textos criados pelos demais integrantes do grupo aleatoriamente). Podemos dizer que os nós são, também, bastante conectados, devido ao número de “links” que foi adicionado aos textos.
A última característica do modelo é que os nós têm, mais ou menos, o mesmo número de conexões, o que foi garantido no exercício, já que todos os integrantes alteraram todos os textos de seus companheiros.

b)
O co-link pode ser considerado um exemplo de CMC assíncrona. Já que, quando “lançamos” os nossos textos no banco do site, não podemos afirmar quando serão modificados/complementados, e nem, se serão.

c) As características do hipertexto que foram identificadas foram a não-linaridade, já que o caminho da continuação do texto era criada por cada um dos integrantes, na sua vez de editar o texto. E a modularidade, uma vez que a história que é contada é formada pelos integrantes do grupo. Cada um, cria um pedaço, que gera um texto coerente no final do exercício.

d) Sim. Partindo do conceito de Lévy, que diz que a inteligência coletiva é a união do conhecimento de várias pessoas, podemos dizer que o texto coletivo trata-se de uma inteligência coletiva. Essa produção, que não se dá apenas por uma pessoa, mas por um grupo de indivíduos, “carrega” um pouco do conhecimento e das informações que cada um possui, que são combinadas com o conhecimento e informações dos demais, permitindo o aprender e o ensinar simultâneos.

Nenhum comentário: