quarta-feira, agosto 16, 2006

O Espaço Virtual

1. Cibercidade

Pode-se entender por cibercidade, uma área urbana com infra-estrutura e acesso público, equipada com novas tecnologias de comunicação e informação. Os teleportos, como o Teleporto de Nova Lima (
http://www.teleportonovalima.com.br), localizado em Minas Gerais, são bons exemplos de cibercidades. São espaços que visam colocar tais tecnologias de comunicação e informação em interface com o espaço urbano.
A cibercidade caminha para se transformar em um lugar de conexão permanente, permitindo essa troca de informação em qualquer lugar e em qualquer tempo.


2. Virtualizar

A memória, a religião, a imaginação e, mais recentemente, a informática e as redes digitais são ferramentas usadas para virtualizar.
Uma imagem digitalizada pode se tratar de virtualização (
http://ubbibr.fotolog.com/fernandinha_b/?pid=13915559). O original, o local onde a foto foi tirada (no exemplo, uma ala da Casa de Cultura de Porto Alegre) permanece, e a sua virtualização não é, necessariamente, idêntica ao original, por esse motivo, virtualizar nada tem a ver com desmaterializar.Ao virtualizarmos uma imagem, rompemos a ligação desse lugar com o tempo e o espaço, já que a foto não é uma imagem simultânea do lugar a cada momento. E sim, a visão de certo momento e ângulo.
Não só lugares podem ser virtualizados. Um pensamento, um sentimento, uma opinião pode ser virtualizada quando postada em um blog.

3. Modelos de Rede

a) Modelo de Redes Igualitárias:
www.orkut.com


O orkut é um exemplo de modelo de rede igualitária pois os nós (perfis) dessa rede podem se agregar aleatoriamente, uma vez que é possível “adicionar como amigo” o colega de aula num minuto e, no próximo, adicionar um estrangeiro. Devido a essa aleatoriedade, cada nó tem a capacidade de ser muito conectado.
O programa tem ainda um limite de conexões por perfil, o que acaba assegurando um número de conexões mais ou menos parecido para todos os usuários, tornando a rede igualitária.

b) Modelo de Mundos Pequenos:
www.fotolog.com

Os fotologs podem ser exemplos de um modelo de mundos pequenos. O modelo apresenta laços estabelecidos entre as pessoas mais próximas e algum(ns) laço(s) estabelecido(s) aleatoriamente. Os comentários de uma foto postada em um fotolog são provenientes, na maioria das vezes, do mesmo grupo de amigos, pessoas mais próximas. Em uma ou outra ocasião, pode-se identificar comentários de pessoas que nem sempre comentam e que por algum motivo se interessaram pela foto ou post do dia, laços aleatórios.
Essa teoria diz ainda que, graças a esses laços aleatórios, o grau de separação entre uma pessoa e qualquer outra do mundo chega apenas a um número pequeno de outras pessoas. O orkut pode demonstrar isso, quando mostra abaixo do nome do perfil que se visita, a quantos graus de separação esse está do perfil logado.

c) Modelo de Rede sem Escala: comunidades do orkut

Esse modelo de rede apresenta uma contrapartida à crença de que as conexões dos nós são estabelecidas aleatoriamente. O modelo apresenta a “conexão preferencial” que diz que quanto mais conexões um nó possui, mais chances o mesmo tem de adquirir novas conexões.
As comunidades do orkut são exemplos desse modelo. As que possuem mais membros (conexões) são vistas em um maior número de perfis, podendo atrair a atenção de mais pessoas, aumentando seu número de conexões. Enquanto as comunidades menores, passam despercebidas em um ou outro perfil, tendo mais dificuldade em “recrutar” novos membros.

4. Ciberespaço x Rede

O ciberespaço pode ser considerado uma rede uma vez que pode ser considerado um espaço do conhecimento, de comunicação e de fluxos. As redes, com seus nós e conexões, conectam as pessoas a esse conhecimento e permitem o fluxo da informação e comunicação.

Um comentário:

raquel disse...

Fernanda, muito bem! :D