domingo, setembro 10, 2006

Corpo e Ciberespaço

1. Ciborgue e Pós-humano

No fotolog http://ubbibr.fotolog.com/marimoon/?pid=22428928 há um exemplo de ciborgue metafórico, partindo da teoria de Hayes, que diz que um ciborgue metafórico trata-se de uma pessoa que se utiliza da tecnologia, para alguma modificação, sem que essa modificação seja vital para a mesma.
A foto postada nesse dia é acompanhada dos dizeres “Lesson two: be yourself always! (even if this means dying your hair blue!!!)” - "Lição dois: seja você mesmo sempre! (mesmo que isso signifique pintar seu cabelo de azul!!!)", ou seja, para esse indivíduo que modificou o próprio corpo com a tecnologia, isso significa ser mais original, transparecer melhor a própria personalidade. A relação com o próprio corpo melhora, e a auto-estima se eleva, e reflete na comunicação.
No fotolog, podem ser encontrados, diversos comentários que elogiam a fotologger exatamente pelo cabelo, e que comentam lá pelo seu estilo. Nesse caso, a tecnologia atribuiu popularidade ao indivíduo.

O pós-humano caracteriza-se principalmente por “existir além do nosso corpo”. Para estudiosos, isso significa sermos “padrões de informação” que podem ser reproduzidos e copiados.
Um exemplo de pós-humano interessante são alguns táxis de Nova York, que usam um gravador com vozes de pessoas famosas que pedem para os passageiros colocarem o cinto de segurança e pegar o recibo.
Na internet, pode ser encontrado um exemplo do pós-humano que supera a morte. São os cantores que já faleceram e que continuam com obras em sites e programas de música, blogs, etc.

2. Avatares

Esse avatar é a minha representação. A identificação se dá através do:
- Cabelo castanho, liso e comprido; a cor da pele; os olhos grandes e castanhos; que são características físicas específicas.
- A roupa (calça jeans, moletom, tênis e óculos escuros) é a que eu uso no dia-a-dia, que demonstra um pouco da minha personalidade. Extrovertida e simples, não tenho grandes preocupações quanto ao vestuário.
- A bola de futebol representa o meu gosto pelo esporte.



Esse avatar é representação da minha amiga Maíra. Identificação através das:

- Características físicas: cabelo liso, castanho e comprido; olhos castanhos; cor da pele;
- A roupa (calça, casaco, manta e sapato de bico fino) é o tipo de roupa que ela costuma usar. Sempre bem arrumada.
- Por fim, o microfone caracteriza a profissão: estudante de jornalismo.




3. The Palace

No The Palace, para entrarmos na mansão, devemos escolher um avatar com o qual nos identificamos. A escolha desse avatar influencia muito no processo de comunicação.
Dentro da mansão, nos comunicamos com pessoas que estão representadas por avatares que nos chamam a atenção, e que achamos que identifica uma pessoa com personalidade parecida com a nossa ou procurada para uma conversa. Quanto as respostas, eu, identificada por um avatar comum, não tive fácil comunicação. A maioria dos usuários comunica-se com pessoas que tem avatares personalizado.

Nenhum comentário: