quarta-feira, setembro 27, 2006

Remidiação

A minha remidiação trata-se de um aparelho mp3 que, através de uma placa de captura de sinal wi-fi, pode baixar músicas da internet em locais com acesso wireless sem a necessidade de um computador ou de um laptop. O aparelho teria uma opção de busca, onde poderia fazer downloads da rede.

1.
a) A grande vantagem é a nova função. Não precisar de um computador ou de um laptop disponível para baixar novas músicas para o aparelho mp3. No aeroporto, na faculdade, ou qualquer outro lugar de acesso wireless, é possível que o usuário adquira novos hits. A desvantagem é a necessidade dessa antenta de wireless. Não é em todo o lugar que a opção de busca e download estaria disponível.
b) A remidiação em questão trata-se de uma hipermediação. É salientada a função extra da mídia utilizada. O mp3 media o interesse do usuário em baixar músicas de um computador.
c) O mp3 continua sendo um aparelho para armazenar e ouvir música. Traz o diferencial da opção de poder fazer downloads em ambientes wi-fi. É uma nova forma de baixar músicas, utilizando até mesmo a mobilidade.

2.

Convergência de Mídias: http://www.terra.com.br
Sites como o site do Terra, convergem diversas mídias para a internet. O site possui serviços disponíveis na internet, assim como a possibilidade de ouvir a Rádio Terra, ler as últimas notícias, assistir a TV Terra, ler revistas, entre outros.

Multimídia: http://www.mundodatv.com.br/aovivo.htm
É um exemplo multimídia, por se tratar de um site que apresenta a programação de vários canais de televisão ao vivo. É uma multimídia porque as mídias não se misturam. A televisão e o computador apresentam a mesma coisa, simultaneamente, mas não se tornam uma única mídia.

Hipermídia: http://antares.ucpel.tche.br/vestibular/?secao=podcast
Os podcasts são exemplos de hipermídia. Acima, o endereço dos podcasts do processo seletivo desse ano da universidade. Os programas de rádio são remidiados para o computador. O suporte então, muda. Não mais o rádio, agora a internet.

3) Os exemplos apresentam uma mediação feita pelo computador. No exemplo do Terra, a mediação muda o jeito das pessoas de perceberem a mensagem que é passada. A televisão, o rádio, o jornal, as revistas, já não tem exclusividade de sua informação. Todas são disponíveis na internet. No caso da multimídia, a mudança também está no suporte. O site funciona como um controle remoto que muda os canais de TV disponíveis para serem assistidos. E por fim, os podcasts, que mudam o suporte, de rádio para televisão e que dão a opção para o internauta, de ouvir programas já exibidos na rádio.

Nenhum comentário: