quarta-feira, setembro 27, 2006

Animatrix

a) As relações entre o corpo e o ciberespaço podem ser observadas nas animações de Animatrix. Os avatares podem ser entendidos nos curtas como as representações feitas pelas máquinas, que dominam o ser humano, das pessoas que são inseridas no mundo real para que vivam “normalmente”. Além disso, ser partirmos do princípio de que um ciborgue é um “organismo cibernético”, ou seja, trata-se da mistura do orgânico com o maquínico e que isso implica na ampliação e aprimoramento das capacidades humanas, essas mesmas representações podem ser classificadas como ciborgues. São corpos humanos, dominados pela máquina, que se destacam (como é o caso do atleta no curta “O Recorde Mundial”) dos demais.

b) O ciberespaço, em Animatrix, é o mundo criado pelas máquinas onde estão inseridas as representações dos seres humanos em uma realidade que não existe e que é dominada pelas máquinas. Não concordo com essa representação. Apesar dos problemas que enfrentamos no mundo em que vivemos hoje pela falhas de conduta dos seres humanos que o povoam, acredito no livre arbítrio e no direito de cada um de escolher os caminhos que quer percorrer.

c) O modelo de rede de mundos pequenos pode ser representado pela forma como as máquinas dominam o ser humano. Caracterizado pelos nós muito conectados e poucos graus de separação, podemos interpretá-lo por todos os seres humanos que são conectados ao maquinário e estão relacionados entre si.

d) Sim. Os desenhos apresentam uma visão tecnofóbica. A teoria tecnófoba trata o ciberespaço como uma simulação, e isso pode ser detectado facilmente nos curtas, que mostram que o ser humano viveria num mundo irreal controlado pelas máquinas. Além disso, podemos encontrar outras características da teoria em momentos específicos dos curtas. O estado de dominação, que traria mais infelicidade segundo a teoria, pode ser visto facilmente no desenho “O Recorde Mundial” onde o corredor descobre que é dominado pela técnica e ao se sentir impotente, fica angustiado. E ainda, o fato de a Comunicação Mediada por Computador ocasionar o isolamento humano, no início do desenho “Era uma Vez um Garoto” quando o garoto vai até o computador e digita a pergunta “Am I alone?”. A visão tecnofóbica é uma visão futurista. No estágio que estamos quanto à relação do ser humano com a máquina, eu acredito na visão tecnófila.

Nenhum comentário: