quarta-feira, setembro 27, 2006

Apropriação, Desvio, Despesa Improdutiva

1)

Apropriação:
- Uma forma de apropriação são os browsers (navegadores) que utilizamos para acessar a internet. Apesar de apresentarem uma interface inicial, podemos adaptá-la às nossas necessidades fazendo mudanças nas “opções” ou “preferências”, adicionando favoritos, links, entre outros.
- Um “mp3 player” pode ser outro exemplo de tecnologia apropriada. O aparelho foi criado para tocar músicas para toda e qualquer pessoa. Porém, os fabricantes oferecem opções para que o aparelho se aproprie melhor ao seu usuário. A playlist (seleção de músicas) de cada aparelho depende da escolha e do gosto musical do usuário. Assim como o tamanho do cartão de memória, varia entre usuários que ouvem mais ou menos música. A cor do aparelho e o idioma do visor em algumas marcas podem ser escolhidos por cada usuário, o que aumenta o grau de apropriação.
- O carro também é um exemplo de apropriação. No início, o carro foi criado para facilitar a locomoção em longos percursos. Hoje em dia, existe uma variedade imensa de cores e modelos que foram criados com o passar do tempo para atender necessidades específicas de certas pessoas, apropriações. A cor do carro atende o gosto do consumidor. O tamanho do carro varia de acordo com a necessidade do comprador (carros pequenos são procurados por pessoas solteiras ou sem filhos, já carros maiores atendem grandes famílias). O modelo do carro varia de acordo com o tipo de rua/estrada que o comprador percorre. Além dos acessórios que o comprador pode adquirir após a compra do carro, para personalizá-lo. Através da apropriação, o carro, hoje em dia, pode “falar” da personalidade de seu dono e significar status.

Desvio:
- Os celulares, quando mal utilizados, são exemplos de desvio. Eles foram criados para facilitar a comunicação entre as pessoas independentemente do lugar onde elas estejam. Como o telefone fixo, o celular “deve contas” a uma empresa telefônica, mas algumas pessoas utilizam da tecnologia do celular (através de códigos e seqüências de teclas) para burlar a conta, mandar torpedos ou fazer ligações gratuitamente.
- O orkut é um exemplo bastante conhecido de desvio. Criado para que as pessoas pudessem se conhecer e se aproximassem pelas características e/ou gostos em comum, é utilizado hoje em dia para “divulgar” comunidades com assuntos como a pedofilia (Não é pedofilia, é investimento 5.264 membros).
- Os crackers mais habilidosos se utilizam dos sites de bancos que permitem o “Homebanking” que são transações bancárias feitas através da internet, para roubarem as senhas dos usuários e fazerem “mudanças indesejadas” em suas contas bancárias.

Despesa Improdutiva:
- http://rachacuca.com.br/
Sites como esse exemplo, que são sites de jogos e brincadeiras online, podem ser considerados despesa improdutiva, porque permitem a distração do indivíduo e podem ser acessados em qualquer lugar.
- MSN
“Ponto de encontro” online. O MSN é um software de mensagens instantâneas que possui um enorme número de usuários que utilizam o tempo livre para conversar com os amigos ou conhecer novas pessoas.
- Orkut
A rede social mais utilizada no país é um modelo de despesa improdutiva. A rede permite que os usuários encontrem amigos, conhecidos sem que eles precisem estar conectados no momento. Possibilita novas amizades e além disso, o usuário pode se distrair com os tópicos das comunidades de seu interesse.

2) ...

3)

- O punk é uma ideologia de algumas décadas atrás que se baseava na idéia de ser contra o sistema. Em protesto à sociedade em geral, os punks “inovavam” em seus costumes, e chocavam. O cyberpunk é uma nova forma de punk, que se utiliza do ciberespaço. O grupo acredita no “faça você mesmo” e no “faça suas próprias regras”.
Os hackers, pessoas que conhecem muito de computador, refletem essa ideologia porque buscam a liberdade da informação. Pelo conhecimento, constroem seus próprios computadores, e navegam na internet formando sua própria informação. Se opõem a idéia de que a informação está centralizada nas mãos dos mais poderosos.
Os crackers refletem o “faça suas próprias regras”. Indo além da idéia inicial dos punks que é chocar e popularizar a informação, os crackers se utilizam do conhecimento avançado para cometer crimes.

- Acredito que sim. A cibercultura é relacionada a espaço de comunicação que se diferencia dos meios de comunicação convencionais (que seguem uma ideologia e transmitem sua informação de acordo com ela). Nesse espaço, é possível que a informação seja transmitida de todos para todos. Ainda existem sites mais populares, que trabalham com uma determinada ideologia; a atividade cyberpunk é necessária, então, para atentar a esse fator e mostrar que a informação, no ciberespaço, pode ser popularizada.

Nenhum comentário: